coLAB

laboratório de pesquisa em comunicação, culturas políticas e economia da colaboração

MANUAIS DE EXTRAÇÃO DE DADOS

DESCRIÇÃO

Os manuais de extração de dados são materiais de apoio ao pesquisador não iniciado nas rotinas de coleta e extração de dados em larga escala das plataformas de mídias sociais. Trata-se de um material simples e despretensioso, cujo principal objetivo é auxiliar no reconhecimento dos metadados disponíveis em cada uma das quatro plataformas selecionadas: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. As cartilhas não se pretendem documentação direcionada à aprendizagem de softwares, aplicações ou linguagem de programação especificamente voltadas para a extração desses dados, mas um breve manual de apoio para que os pesquisadores compreendam que tipo de dados são fornecidos por esses serviços, através de suas APIs.

As APIs são protocolos disponíveis por cada uma das aplicações, que regulam os dados e metadados abertos para consulta e pesquisa, preservando acesso a dados privados e limitando informações julgadas estratégicas pelas empresas que oferecem os serviços. Cada API apresenta um conjunto de parâmetros, indicando o que é possível ao pesquisador (ou ao desenvolvedor) extrair da plataforma.

Os manuais apresentam um infograma com propósito de tornar o mais visual possível a apreensão desses detalhes. Um pequeno texto de apoio fornece informações adicionais sobre cada rotina de pesquisa. Os documentos foram desenvolvidos por pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) ao qual o coLAB é associado.

 
 
 

 

PALAVRAS-CHAVES